Palestrantes

Currículos resumidos

  • José Cláudio dos Santos Júnior possui o mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Administração Pública pela Universidade Castelo Branco, Especialização em Gestão e Assessoramento pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional pelo Centro de Estudos de Pessoal e bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar de Agulhas Negras.É membro do International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage – ICOMOS ∕ ICOFORT, do Conselho Técnico Consultivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro, da Asociación Cultural Mandu’ara (Paraguai), da Associación Amigos de Las Fortificaciones (Uruguai) e do Comitê Técnico Permanente da Rede Internacional Cidades Fortificadas, onde atua como especialista em Gestão do Patrimônio Cultural aplicada a fortificações e cidades fortificadas. Como Coronel do Exército, foi o responsável, de 2009 até 2013, pelo setor de Patrimônio e Projetos Culturais da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, onde atuou no planejamento e condução de ações de preservação do Patrimônio Cultural e na interação com instituições nacionais e internacionais da área cultural.É Diretor Executivo da Plural Cultural e atua como consultor em Gestão do Patrimônio Cultural, Gerenciamento de Projetos Turístico-Culturais e Leis de Incentivo à Cultura. Ver CV ampliado.

 

  • Alejandro Giménez Rodríguez (Montevideo, 1961) es profesor de Historia egresado del Instituto de Profesores Artigas en 1988. Desde 1991 está vinculado a los museos y el patrimonio cultural, siendo Coordinador de Museos del Ministerio de Educación y Cultura y  actualmente Asesor cultural en el Ministerio de Turismo y Deporte. Ha participado en seminarios y brindado conferencias en Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, España y Uruguay. Es asesor del espacio cultural “Al pie de la Muralla” y secretario de la Asociación Amigos de las Fortificaciones de su país.Ha desarrollado una intensa tarea periodística a torno a temas de índole histórico en prensa escrita, radio, televisión y medios electrónicos. Fue autor de “Montevideo. Vida y obra” , “Por mi honor. Vida de los presidentes uruguayos”, “Montevideo. Genio y Figura”, “Breve historia de Montevideo”, “El Libro de los Presidentes Uruguayos. De Fructuoso Rivera a José Mujica” y “La Pasión Laica. Una breve historia del fútbol uruguayo”. Sus ponencias en seminarios y congresos han sido publicadas por la Universidad Federal de Santa Catarina (Brasil), Universidad Lasalle de Canoas (Brasil), Museo Histórico Nacional (Brasil), Universidad de Valencia (España) y Subdirección General de Museos Estatales, Ministerio de Cultura (España), entre otras instituciones.Ver CV ampliado.

 

  • José Antonio Hoyuela Jayo é Diretor Gerente e Administrador de TERYSOS SL. Arquiteto especializado em técnicas de gestão e planejamento territorial e urbano, patrimônio cultural e paisagem; doutorando na Universidade de Valladolid, especialista em Urbanismo colonial Ibero-Americano, Planejamento Territorial, Ambiental e Cultural, e no desenvolvimento de Infraestruturas de Dados Espaciais. Tem uma dupla visão, tecnológica e planificadora, e importante experiência na docência (UFMG, USP, UNILE, UVA,…). Sua experiência no campo da paisagem e planejamento regional começou com sua participação como editor de Planejamento Diretrizes de Valladolid e entorno (Prêmio Europeu de Urbanismo em 2003), continua com as Diretrizes de Ordenamento do Território de Segovia,  Palencia e outros (San Glorio, Montealegre, Riscos de Tenerife, etc …). Na área Cultural participou como diretor da equipe que elaborou o “Plano das Fortificações do Baixo Minho”; a “Estratégia dos caminhos de Santiago em Castela e Leão”, Plano Diretor do Parque Municipal em Belo Horizonte, entre outros trabalhos. Comissário da exposição, titulada: “URBS IBEROAMERICANA: Memória, Território, Lugar Artifício das cidades latino-americanas entre os Tratados de Tordesilhas e San Ildefonso (1494-1778)”, junto com Manuel Teixeira, em Salamanca, 2006, que, ao redor da ideia de paisagem, analisa as interações entre Castilha e Portugal, nos primeiros 300 anos de colonização das Américas. Ver CV completo.

 

  •   Liliane Janine Nizzola possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e MBA em Gestão Ambiental pelo IPOG (2012). É servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde fevereiro de 2009, tendo atuado no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização – DEPAM/IPHAN, em Brasília, e estando agora lotada na Superintendência do IPHAN em Santa Catarina. É Superintendente do IPHAN em Santa Catarina desde janeiro de 2013. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento e projeto, patrimônio cultural, procedimentos normativos, orientação a projetos municipais, etc.

 

  •  Fernando Cobos-Guerra, arquitecto superior especialista en Urbanismo y Máster en  Restauración Arquitectónica, profesor del Máster Universitario de Rehabilitación de la Universidad Alfonso X el Sabio en Madrid. Miembro del Consejo Científico de Europa y miembro experto del ICOMOS International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage (ICOFORT). Responsable de las obras y de la redacción de los Planes Directores de Restauración de diversas fortificaciones y sistemas de fortificaciones  en la Península Ibérica e Italia (Ibiza, La Mota, Ponferrada, frontera de Portugal, L’Aquila…). Medalla de Plata de la Asociación Española de Amigos de los Castillos en 1998. Premio de Arquitectura de Castilla y León ( Consejo de Colegios de Arquitectos) en 1998. Premio AR&PA 2002 de Restauración. Diploma (2004) de los Premios de Patrimonio Cultural de la Unión Europea por el Plan Director de las Murallas Renacentistas de Ibiza. Finalista del Premio Nacional de Arquitectura (2009), Premio VACCEA 2010 de la Universidad de Valladolid, “Pùblico louvor” (2014) por la dirección de la Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. Es autor de 10 libros y un centenar de publicaciones sobre teoría de la restauración e historia de la arquitectura y urbanismo medieval y renacentista.  (website: www.fernandocobosestudio.com) Ver CV ampliado.

 

  • Joi Cletison é historiador, especialista em historia de Santa Catarina, funcionário publico federal. Foi o responsável pela implantação do Departamento de Cultura na UFSC, criou a Galeria de Arte da UFSC, e é membro do Conselho de Cultura de Florianópolis. Atualmente é o Coordenador do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina e Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina. Ver CV ampliado.

 

  • Roberto Tonera é arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Brasil – graduado em março de 1985, com especialização em Engenharia Civil (2002). Ingressou na UFSC em 1985 e desde 1989 é o arquiteto dessa universidade responsável pelas obras de restauração das fortalezas históricas da Ilha de Santa Catarina. Foi também responsável pela Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/SC (1992-1996), onde, entre outros trabalhos, coordenou o projeto de inventário arquitetônico e cadastral de imóveis tombados dos centros históricos das cidades de Laguna e São Francisco do Sul. Criador e coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia (1995), é autor do CD-ROM Fortalezas Multimídia (2001) e co-autor do livro As Defesas da Ilha de Santa Catarina e Rio Grande de São Pedro em 1786 (2011). Também foi o produtor e diretor das versões digitais dos seguintes trabalhos em CD-ROM: Museu Victor Meirelles (2003); De Portugal ao Sul do Brasil (2005); Cantigas do Povo dos Açores (2005); Conservação e Manutenção da Fortaleza de Anhatomirim (2006); e Banco de Dados Memória e Documentação de Victor Meirelles (2008). Atualmente coordena o projeto Banco de Dados Internacional sobre Fortificações: www.fortalezas.org, base de dados multilíngue sobre fortificações históricas em todo o mundo. Ver CV ampliado